VÍDEO GAME: Do Velho ao Novo

Em 1958 o mundo estava no auge da “Guerra fria”, para divulgar o potencial nuclear ao seu povo, o Governo dos Estados Unidos decidiu aumentar o número de visitas no Laboratório Nacional de Brookhaven, em Nova York. Para isso, William Higinbotham, um dos envolvidos na produção da primeira bomba atômica, criou um joguinho digital, um jogo de tênis que ele chamou de Tennis Programming ou Tennis for Two. O jogo, exposto em uma tela de 15 polegadas e processado em um computador analógico, consistia em apenas dois traços simples e um pontinho que simbolizava uma bola.

Apesar do sucesso da invenção, William não a patentiou, por isso ele não é oficialmente considerado o inventor do primeiro Vídeogame. Foi somente em 1966 que o engenheiro eletrônico de origem alemã, Ralph Baer, criou e em seguida patentiou o primeiro console para ser rodado em televisões, batizando-o de  Magnavox Odyssey, por isso Ralfh é considerado hoje o pai dos consoles de game.

O Odyssey 100, assim chamada a invenção de Ralph Baer, começou a ser comercializado apartir de 1972. No início um versão para uso domético seria muito caro, por isso foram criadas versões acopladas a uma tela e com controles presos nela, sendo chamados de Arcade, estas máquinas só rodavam um jogo e precisavam de fichas similares para funcionar, os jogos que fizeram mais sucesso nestas máquinas foram o Space Invaders em 1978 e Street Fighter II, no inicio dos anos 90, mas com a evolução dos videogames, muitos foram desenvolvidos em seguida, dentre eles podemos citar um dos mais famosos do mundo, o Atari, que no começo era trazido do Paraguai para o Brasil.

Devido a popularidade do Atari em terras tupiniquins, pequenas empresas brasileiras começaram a produzir jogos para esse game, os jogos eram armazenados em cartuchos e ajudaram a suprir a necessidade do mercado consumidor daquela época. Algumas dessas empresas cresceram tanto, que começaram a fabricar clones do Atari, foi então que surgiu o Dactari, o Dynavision e o VJ9000, todos compatíveis com os mesmos cartuchos do Atari 2600.

Em 1989 a empresa CCE, fabricou no Brasil o Top Game, clone do Nitendo-Famicon, lançado em 1983 no Japão, passando a ser fabricado nos EUA em 1985 com nome de   Nitendo-NES. O Top Game teve 3 versões, sendo a última delas, o VG9000T, também chamado de Turbogame. Ainda no inicio dos anos 90 são lançados outros consoles, com destaque para o Super Nintendo, o Mega Drive, o Gameboy e o Playstation, os principais jogos da época foram: Super Mario World, Street Fighter, Mortal Combat, Top Gear, Final Fantasy, Duke Nukem, Sonic, Donkey Kong Country, The Legend of Zelda, European Championship, FIFA etc, muitos desses jogos fazem sucesso até os dias de hoje.

Com o passar dos anos o mundo dos games mundou absurdamente, desde 1991, nos Estados Unidos, as pessoas se reuniam em locais como lanchonetes e bares que dispunham de acesso a internet, os chamado Cyber-Cafés. Porém no final da década de 90 com a criação de games para computadores com foco no formato multiplay, ou seja, muitos jogadores simultanêos, como StarCraft e Counter-Strike, começaram a surgir as Lan-Houses, que logo viraram uma febre no Brasil.

Uma pesquisa publicada em 2008 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou que em 2006, 48% dos acessos a internet no País, eram feitos a partir de locais públicos de acesso pago, como as Lan-Houses. Desses usuários, a maior parte, cerca de 79% eram de classes mais pobres, D e E. Por isso, podemos dizer que as lan houses tiveram um grande papel na inclusão digital nesse período.

Com o avanço tecnologico da Internet e a facilidade no acesso a computadores, os jogos online passaram ganhar maior atenção dos usuários, pois apesar deste tipo de jogo existir desde 1991, o alto custo dessa tecnologia não atraia os consumidores daquela época. A partir dos anos 2000, games online como: Counter-Strike, Quake, Warcraft, GTA, Need for Speed, Ragnarök, Tibia, Mu Online e Lineage, fizeram suceso no mundo todo.

Hoje, grande parte dos jogos são produzidos para serem rodados em disposítivos móveis e alguns contam com tecnologias tão avançadas que são chamadas de realidade virtual, como é o caso do jogo Pokémon Go, que mescla o jogo com o cenário real do jogador. Devido a esses avanços no mundo dos games e com a chegada da nova tecnologia da rede 5G, acredita-se que em menos de 10 anos, o Mercado de games sofrerá um grande salto evolutivo.

TESTE DE ATENÇÃO

  1. Qual o motivo que levou o Governo Norte Americano a buscar meios de aumentar o número de visitas em seu laboratório situado na cidade de Nova York?
  2. Porque o inventor do primeiro jogo de vídeo game, não foi considerado o pai dessa invenção?
  3. Quem é considerado o pai dos consoles de vídeo game e por quê?
  4. Por que as lan-houses foram importantes no processo de inclusão digital?
  5. Cite o nome de pelo menos 3 games que podem ser jogados de forma online, dê preferência para os que você conhece.

PENSANDO BEM

  1. O que pode ter feito dos jogos multiplay, um sucesso mundial?
  2. Diferencie a palavra console, do termo jogo de vídeo game.
  3. Note que ao longo dos anos surgiram muitos tipos de jogos de vídeo games. Em sua opinião, quais fatores são decisivos na escolha de um jogo de vídeo game?

VOE ALTO

  1. Escolha um jogo de vídeo game e responda as seguintes perguntas:

a) Qual o nome do jogo?

b) Qual a modalidade desse jogo?

c) Qual o objetivo dele?

d) Se você já jogou este jogo, qual o nível máximo ou fase você já chegou nele? Mas se você nunca jogou então qual maior nível, pontuação ou fase que você acredita existir neste game?

HORA DE CONCENTRA – AÇÃO!

Isto foi útil??

1 / 0

Deixe um comentário 0

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *