A NOVA família tradicional brasileira

Quando pensamos na palavra família, podemos imaginar diversos modelos para desenhar esta palavra, pois a família pode ser constituída de diversas formas, podendo seus membros casualmente divergir, em boa parte, na forma de pensar. Porém, quando tentamos falar em família tradicional, temos que entender o que de fato pode ser considerado como família.

Ao olharmos para trás, lá na origem, podemos dizer que a família surge de necessidades físico-biológicas do ser, pois a alimentação e a luta pela sobrevivência foram primordiais para a permanente interação entre as pessoas, fazendo do ser humano um ser altamente social. Em algum momento no processo evolutivo da humanidade percebeu-se que viver em grupo era mais fácil e por vezes, mais seguro. Por isso, a origem das famílias se confunde com a origem das primeiras civilizações.

Com o passar do tempo seria necessário constituir líderes para estas famílias, alguém capaz de orientar a família para o atingimento de um objetivo comum. Até aqui já podemos encontrar diversos motivos para se criar uma família, mas como é de praxe no ser humano, ao atingir um objetivo ele busca outro. Em um dado momento se defender de ataque de animais e a busca por alimentos eram os principais objetivos, ao sentir que isto já não era mais uma preocupação, saquear outros humanos passou a ser o novo objetivo, isto levou a criação e a destruição de diversos reinos e impérios ao longo da história da humanidade.

O importante é ressaltar que inicialmente cada família era independente, tendo suas próprias crenças e suas próprias regras e as famílias mais numerosas eram mais fortes, conferindo-lhes vantagens, tanto em caso de defesa, quanto de ataque de outras famílias, portanto ao juntar famílias passou a ser uma forma de aumentar o poder de defesa e de ataque de forma mais acelerada. Logo, criar um ambiente de proximidade entre as famílias seria inevitável, nesse conglomerado de famílias, eis que surgem os primeiros reinos.

Se em um pequeno grupo se faz necessário um líder, em um grande grupo formado por várias famílias isso não seria diferente. Na Roma antiga surgiu a figura do Pater famílias, onde “pater” era uma palavra de origem latina utilizada para denominar a mais elevada posição familiar na Roma daquele momento.

Mais tarde, passou por algumas mudanças, até se tornar a palavra que temos hoje “pai”. Aqui temos uma denominação para o primeiro membro oficial na formação da família, sendo o pai, aquele que irá orientar a família e se tornar o progenitor desta, ainda seguindo esta linha, não faria sentido um progenitor sem uma matriarca, sendo a mãe o contraponto para a criação de uma família e os filhos tidos como produtos desta união. Aqui não podemos esquecer qual era o objetivo inicial da formação da uma família, “busca por alimentos e proteção dos membros”, logo, quanto mais numerosa a família mais forte ela seria.

Mas se transportarmos todo este conhecimento para os dias atuais, devemos nos perguntar. Qual o objetivo das famílias contemporâneas? Será proteção e busca de alimentos? Ou teria mudado ao longo do tempo? Pois bem, para respondermos a esta pergunta precisamos buscar no lugar onde são sedimentados os costumes sociais e culturais, lugar onde as regras familiares são transformadas em leis, na principal Lei do nosso País, a Constituição Federal de 1988, sobre o tema família veja o que ela diz:

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

CF/1988

Como vimos, a Constituição Brasileira de 1988 transfere para o Governo a responsabilidade de proteção da família e de todos os membros desta família. Assim, a proteção já não é o objetivo principal para a constituição de uma família. Por outro lado, sabemos que famílias muito numerosas precisam de maior renda para garantir sua subsistência, ou seja, a busca por alimento também não é motivo para a constituição familiar, pois a base da alimentação humana atual deixou de ser a caça.

Com todas as mudanças ocorridas ao longo dos tempos nas sociedades, é de se esperar que a formação das famílias sofra transformações, nesse sentido podemos citar famílias chefiadas por mulheres, famílias sem um dos conjugues ou até mesmo famílias com dois pais ou duas mães. Fato é, que em todas estas famílias, algumas coisas são comuns, como a diminuição do número de membros e o aumento na participação feminina no mercado de trabalho.

Estas mudanças levam a família atual a um novo objetivo, a garantia da felicidade de cada um de seus membros, tendo o amor e o afeto como bases de sustentação fundamental desse objetivo. Logo, cabe a estes membros criarem meios para atingir estes objetivos, sendo dever do Estado criar meios para a garantia desse objetivo.

TESTE DE ATENÇÃO

1 – Sabendo que as primeiras famílias se formaram a partir da necessidade da interação entre as pessoas, cite exemplos de fatores físico-biológicos que influenciaram nesse processo.

2 – Qual seria o principal papel do líder em uma família?

3 – Quais eram os principais objetivos comuns no início da formação das primeiras famílias?

4 – Cite alguns exemplos de vantagens no grande número de membros das primeiras famílias.

5 – Resumidamente, indique os deveres do Estado, segundo os artigos 226 e 227 da Constituição Federal Brasileira.

PENSANDO BEM

1 – O texto diz que ao atingir um objetivo, o ser humano tende a buscar outros objetivos. Em sua opinião, como se dá a relação dessa afirmação com o surgimento e a queda de vários reinos e impérios?

2 – A figura paterna era o líder nas primeiras estruturas familiares. Quem é a pessoa mais indicada para liderar as famílias nos dias de hoje?

3 – Relate algumas conseqüências para a estrutura familiar, trazidas pelo fato das mulheres estarem mais envolvidas com o mercado de trabalho.

4 – Quais devem ser os principais objetivos nas famílias de hoje?

5 – Sendo você um dos membros familiar, como você acredita que pode contribuir para o alcance dos objetivos comuns na sua família?

VOE ALTO

1 – Faça um pequeno texto, descrevendo algum objetivo comum dentro do ambiente familiar e imagine como o seu País pode contribuir para o alcance desse objetivo.

HORA DE CONCENTRA – AÇÃO!

Isto foi útil??

3 / 0

Deixe um comentário 0

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *