A ORIGEM DO DINHEIRO

No início tudo era baseado na troca de produtos e serviços, por exemplo: Se você queria comer feijão, mas só tinha arroz, poderia procurar alguém que tivesse o contrário, assim ambos poderiam comer arroz com feijão. O mesmo raciocínio valeria para troca de serviços, você poderia pedir para alguém costurar sua roupa e em troca você poderia cortar os cabelos dessa pessoa, claro, se você soubesse cortar cabelos e a pessoa aceitasse o serviço.

Até aí tudo estaria bem se não fosse por um pequeno detalhe, muitas vezes as pessoas acreditavam que o seu produto ou serviço valia mais que o produto ou serviço do outro, o que dificultava se chegar a um acordo. Por isso as pessoas criaram algo chamado de moeda-mercadoria, assim, alguns produtos como chá, tabaco, gado, sementes e sal, eram considerados mercadorias e também moedas de troca. Dessa forma, ao tentar fechar um negócio, as pessoas comparavam seus produtos ou serviços com estes itens e definiam, por exemplo, quantos tomates dariam pra trocar por um boi ou por um quilo de sal.

Na Roma antiga, uma dessas moedas-mercadoria ganhou destaque, o sal. Este produto passou a ser muito utilizado na Roma, para o pagamento dos serviços prestados pelos soldados romanos. Com a expansão da Roma por grande parte do ocidente, o uso desse produto se tornou corriqueiro, sendo por tanto, a base para o pagamento de serviços de qualquer cidadão daquela época, logo o pagamento com sal, recebia o nome em latim, Salarium. Dando origem ao que chamamos hoje de salário, mas na época era limitado a serviços militares.

Com o passar do tempo, foi se entendendo que ter muito sal, era sinônimo de riqueza e poder, por isso, as pessoas queriam acumular sal, porém logo surgiram as primeiras barreiras, como transportar vários sacos de sal, quando se pretendia fazer uma negociação, pois graças ao peso e o volume eram necessárias muitas cabeças de boi ou camelos para o transporte.

Por volta do ano 700 a.C, os Lídios, povo turco, criaram as primeiras moedas do mundo ocidental, usaram uma liga metálica chamada Electro. Depois outros países adotaram a idéia e começaram a criar suas próprias moedas, cada uma com seus próprios valores. Um desses países foi a China, que escolheu o cobre para cunhar suas moedas, mas no Século IX, devido a uma escassez de cobre a china precisou achar um substituto, foi então que o País decidiu criar um papel para substituir suas moedas, criando o primeiro papel moeda do mundo, como todas as moedas eram criadas por algum tipo de metal, dentre eles o ouro e a prata, elementos extremamente escassos, não levou muito tempo para que essa idéia fosse adotada por outros países.

Estes papeis receberam o nome de “dinheiro representativo”, pois o papel era uma forma de representar quanto de moeda uma pessoa detinha, pois a medida que as pessoas acumulavam riquezas, transportar moedas passou a ser inviável quanto o sal, pois também eram pesadas e volumosas, sendo o papel um boa solução para esses problemas.

Foi somente no século XIV que o pagamento por qualquer tipo de trabalho feito, passou a ser visto como algo necessário, já que no início as pessoas acreditavam que o pagamento deveria ser feito apenas para serviços de cunho militar, ou seja, pagamento para soldados ou serviços do tipo. Serviços como, corte de cabelo ou costura de roupa ainda não eram comum ser pago com dinheiro.

Com aceitação da idéia de pagamento pela prestação de qualquer serviço e o surgimento de direitos trabalhistas, no século XVIX, na Austrália e na Nova Zelândia, foi criado o salário mínimo, que é o menor salário a ser pago ao prestador do serviço, sendo este atualizado todos os anos. No Brasil o salário mínimo só foi criado no governo do presidente Getúlio Vargas em 1938.

Com o tempo e com o avanço da tecnologia, foi inventado o dinheiro em cartões de plástico, os chamados cartões de crédito, sendo esta uma invenção que coloca um montante de dinheiro em um cartão e as informações desse montante são registradas, numa tarja magnética ou em um chip eletrônico.

Hoje, o que temos de mais moderno são as moedas digitais, chamadas de criptomoedas, elas tem sido muito discutidas no cenário mundial, a primeira delas foi inventada em 2009 e batizada de Bitcoin. As criptomoedas são vistas como uma solução monetária por uns e fonte de investimento por outros. Porém é fato que a falta de informações sobre o assunto tem tornado as criptomoedas, vilãs da economia popular e, por tanto, tem sido objeto de ataque de órgãos de controle financeiro de vários países, cabendo a estes países criar meios para conviver com esta nova tecnologia.

TESTE DE ATENÇÃO

  1. Qual era o meio de negociação utilizado pelas pessoas inicialmente?
  2. Por que, em muitos casos, as pessoas não conseguiam chegar a um acordo em suas trocas?
  3. Cite pelo menos três mercadorias utilizadas como moeda de troca no início.
  4. De onde vem a palavra salário?
  5. Qual foi a primeira classe trabalhadora a receber salário?
  6. Qual o motivo que fez do sal, um problema como para ser utilizado como moeda de troca?
  7. Quando, onde e por que surgiram os primeiros papeis moedas?
  8. Em que ano e por qual Presidente foi instituído o Salário mínimo no Brasil?

PENSANDO BEM

  1. Quais as semelhanças entre as moedas de metais e o sal, como forma de pagamento?
  2. Por que a China decidiu criar o papel-moeda?
  3. Descreva o que é o cartão de crédito.
  4. O que é o Bitcoin?

VOE ALTO

  1. Porque o Electro é chamado de liga metálica? Dê exemplos de outras ligas metálicas.
  2. Por que as ligas metálicas são mais utilizadas para a produção de moedas?

HORA DE CONCENTRA – AÇÃO!

PALAVRAS ESCONDIDAS

Isto foi útil??

1 / 0

Deixe um comentário 0

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *