EDUCA UNIGEMA

EDUCA UNIGEMA, o portal parceiro da Educação!

ARTE

O pensar pedágogico no componente curricular Arte, se torna um processo altamente subjetivo, pois a arte está intrissicamente ligada ao campo das emoções, do pensamento, da intuição e da senssibilidade. É por este olhar que se expressa a arte no processo educativo.
A Arte como componente currricular se encontra deve ser inserida no Ensino Fundamental, adotando diferentes perfís linguísticos como Artes visuais, Dança, Música e Teatro. No mundo em que vivemos, sabemos que existe inumeras formas de se pensar sobre o mesmo assuntos, pois a sociedade é formada a partir de diferentes culturas. Para uma vida em sociedade se faz necessário que o cidadão seja capaz de entender os difentes pensamentos, ser crítico e acima de tudo ser capaz de se expressar e de se fazer intender por esta pluralidade de cultura, etinia e linguagens, assim o ensino da Arte deverá ter um papel de facilitador no processo comunicativo do cidadão, dentro da sociedade em que ele está inserido. Por tanto, espera-se que o Educador artístico faça do luno, mais que um estudante de Arte, espera-se que este estudante se torne autor e ator de sua própria trajetória.
Corroborando com este pensamento, veja o que diz a BNCC:
“… Nesse sentido, as manifestações artísticas não podem ser reduzidas às produções legitimadas pelas instituições culturais e veiculadas pela mídia, tampouco a prática artística pode ser vista como mera aquisição de códigos e técnicas. A aprendizagem de Arte precisa alcançar a experiência e a vivência artísticas como prática social, permitindo que os alunos sejam protagonistas e criadores.”

O que esperar do Professor?

Para atingir o objetivo proposto pela BNCC espera-se que o Professor promova a prática artística em vários aspectos, passando por diversos meios línguiticos como apresentações, insenações, recitais, espetáculos e outras apresentações artísticas e culturais. Tais práticas podem e devem ocorrer tanto na Escola ou como fora dela.
O Educador deverá ser enfático quanto ao processo de criação dessas ações, pois o aluno precisa se envolver na criação da arte, fazendo do produto, o meio e não o fim. É durante o processo de criação que o aluno experimenta a arte, aprende a expressar sua cultura e seus pensamentos, além de se tornar capaz de dialogar com outras identidades culturais e étinicas.
Para ter materiais exclusivos dessa disciplina para uso em sala de aula ou até mesmo para aplicação em aulas no formato online, você pode utilizar os Temas Transversais disponíveis no Blog EDUCATIVO da UNIGEMA ou assine um de nossos planos e teha acesso à exercicios e resumos dos conteúdos do Blog EDUCATIVO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

e cesse conteúdos exclusivos desta maravilhosa Disciplina