EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, portanto é onde se inicia todo o processo educacional do estudante. Apesar da BNCC prever a intrudoção da criança nesta etapa apartir dos 18 meses de vida, essa etapa só é obrigatória para crianças acima dos 4 anos de idade, pois a emenda constitucional n° 59 de 2009 é quem estabelece essa a obrigatoriedade da idade mínima para a entrada na pré-escola.
A BNCC entende que a entrada da criança na cresche ou pré-escola é um passo muito importante na vida dos pequeninos, pois é nesse momento que ele inicia o processo de socialização estruturada.
A concepção da Educação Infantil é educar e cuidar sendo esta a base da extruturação pedagógica em que esta fase precisa ser fundamentada. Nesse contexto as creches e escolas devem considerar no seu processo educativo, as experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças no ambinto do seio familiar, tornando a Educação Infantil um complemento à educação familiar.
Para garantir às crianças, o seu direito à conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a BNCC dividiu essa fase em cinco campos de experiências, são esses:
O eu, o outro e o nós – A partir da interação com outras crianças e com adultos, mostrando para a esta criança as diferentes formas de pensar entre as pessoas e indetificando-os como seres individuiais e sociais, além de desenvolver o senso de autonomia e auto cuidado.
Corpo, gestos e movimentos – A partir do próprio corpo as crianças adiquirem noção do espaço. É por meio da dança, do movimento e de brincadeiras com outras crianças que elas aprendem a se expressar e produzir conhecimento de si, sobre o outro e sobre o universo.
Traços, sons, cores e formas – A arte, a cultura e a ciência possibilitam que as crianças vivenciem deviersas formas de expressão e linguagem, dando para estas crianças desde cedo um senso estético e crítico.
Escuta, fala, pensamento e imaginação – Os bebês iniciam o processo comunicativo desde cedo, ocorrendo a partir dos movimentos do seu corpo, do olhar, da postura comportal e vários recursos sonoros. Para desenvolver a oralidade a BNCC entende que é necessário que as crianças participem de processos no qual possam falar e ouvir desde o início de sua vida.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – Valendo-se da curiosidade natural das crianças em saber coisas sobre sua localização (rua, bairros, cidades etc.), sobre o tempo (noite, dia, hora etc.), sobre quandidades numéricas, sobre relações de parentesco, vizihança e até culturais. Além de curiosidade sobre as transformações da natureza e as formas de manipulação de transformações, a BNCC considera que a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam explorar seu entorno, e com isso sanar suas curiosidades e perguntas, para que seu leque de conhecimentos seja ampliado e para que possa ter aplicação real no cotidiano dessa criança.
BORA CONVERSAR?
Para ter acesso à materiais para essa importante fase escolar, você pode utilizar os materiais disponíveis no Blog EDUCATIVO da UNIGEMA. Ou assine um de nossos planos para ter acesso à diversas atividades feitas, especialmente para serem trabalhadas com crianças na Educação Infantil. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

e cesse conteúdos exclusivos desta maravilhosa Disciplina